PROTEÇÃO MECÂNICA EM MÁQUINAS
Dentre muitos perigos existentes na relação entre maquinários industriais e operadores, foi criada a chamada proteção mecânica de máquinas.
Portanto trata-se de uma barreira mecânica ou eletrostática que serve para proteger as partes do corpo contra o acesso à essas zonas de perigo.
Os operários são protegidos, assim como preservados das áreas de risco.
A poteção mecânica de máquinas tem a finalidade de eliminar ou neutralizar perigos. Ao passo que seja de origem mecânica. Assim sendo substituimos por meios e proteções mais adequadas.
TIPOS DE PROTEÇÕES MECÂNICAS
O perigo das máquinas, quer seja por suas partes, quer seja por componentes, está condicionado pela sua forma (arestas, rebarbas, partes pontiagudas). Bem como posição relativa (zonas de contato iminente), à massa e à instabilidade (energia potencial), à massa e à velocidade e energia.
A identificação dos fenômenos perigosos que podem ocorrer sem a utilização da proteção mecânica de máquinas não é suficiente para descrever o risco. É preciso conhecer alguns outros elementos. Como: gravidade possível do dano, frequência ou tempo de exposição ao perigo e probabilidade de da ocorrência do dano.
Dentre os diversos tipos de dispositivos principais para proteção mecânica de máquinas. Podem ser citados dois tipos importantes utilizados a fim de prevenir acidentes.
São eles: proteção fixa (tipo de barreira posicionada e fixada na máquina. Que serve para que nenhuma parte do corpo do trabalhador entre em contato com a zona de perigo);
Proteção móvel (tipo de barreira que se movimenta em certo momento da operação e se coloca entre o operador e a zona de perigo. Dessa forma impedindo alcançar o ponto perigoso durante o período crítico da operação. É utilizada em operações que requerem a abertura da área de perigo a cada ciclo da máquina).