Laudo Técnico de Máquinas NR12

LAUDO DE MÁQUINAS NR12 O QUE SABER PARA OBTER

É muito importante garantir que o laudo nr-12 seja emitido com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) só assim é possível assegurar a validade do seu laudo. Já que isso garante que o profissional está devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Isto é caso você possua máquinas usadas o laudo NR12 deve ser emitido para cada uma delas. No entanto se você tiver máquinas novas pendentes de laudo, é importante certificar de que todas elas possuem o mesmo sistema de segurança, mesma marca e itens idênticos. Se esse for o caso, poderá ser emitido um laudo para um grupo de máquinas.

Existem casos específicos, como das prensas e similares, onde o laudo foi colocado de forma explícita na NR 12 através de acordos coletivos.

Laudo Técnico de Máquinas NR12

A NR12 também exige laudo técnico para Plataformas para Trabalho Aéreo (PTA). Manipuladores de cargas, linha amarela, empilhadeiras e similares, máquinas e implementos agrícolas estão entre os equipamentos.

Porém, mais do que uma exigência legal, o laudo é um instrumento de auxílio a todos os proprietários de máquinas e equipamentos. Pois as exigências já existem e estão definidas nas normas regulamentadoras. E quanto mais complexo for um equipamento mais difícil é demonstrar a sua adequação sem um laudo bem elaborado.

Portanto, o principal motivo para se manter um bom laudo dos equipamentos de uma empresa é a segurança! Mas temos que entender a segurança de forma mais ampla, pois além da segurança operacional. Também estamos falando da segurança do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *